Escolher para vida – Orientação profissional

Eliane  Calheiros Cansanção

Psicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Sistêmica

 

“Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.”

Sigmund Freud

O momento atual em que se vive passa por profundas transformações sociais, econômicas e tecnológicas, de muita complexidade e incertezas que vem refletindo no

modo de ser e viver do indivíduo e nos coloca diante de grandes desafios como mudanças de paradigmas e de uma nova consciência.

Nesse contexto, podemos perguntar: – Como transformar desafios em caminhos? Principalmente quando os caminhos se referem às escolhas profissionais, a construção de um projeto de vida, que seja facilitador ao indivíduo em sua profissão, mediante o caminho a percorrer.

O mundo contemporâneo é o da sociedade do conhecimento consequentemente ocorrem mudanças significativas no mundo do trabalho onde a pessoa precisa de uma atualização profissional permanente, ser criativo, crítico, pensante. Precisa aprender a perguntar e a se perguntar para atingir suas metas e se adaptar às mudanças desta nova sociedade. Essa perspectiva  observa-se na reflexão de Neiva. K (2013 p-1):

“O mercado de trabalho na atualidade exige muito mais que um diploma, exige competências que são compostas de três fatores: conhecimento, habilidades e atitudes, portanto fica clara sua importância na formação educacional e profissional”.

É preciso então refletir sobre o que é coaching de carreira, sua utilização na prática com adolescentes, qual o papel do coach e as contribuições do mesmo para cada pessoa.

 

Para Dutra, E. (2010 p-16) de um modo simplificado “Coaching é a conversa que leva à ação e a realização do que é almejado”

Este artigo aborda o coaching de carreira, voltado para orientação profissional.

Segundo Prates, Y. (2012), o coaching de carreira, é uma vertente do coaching que lida com situações de mudança, vivenciada pelas pessoas ao longo da vida, sendo um processo que ajuda pessoas a render o máximo de suas capacidades e potencialidades através de diversas técnicas e perguntas formuladas pelo próprio indivíduo.

Nesses termos o coach deve ser um profissional qualificado na área para atingir as metas do coachee, ou seja, fazer com que o indivíduo encontre suas próprias respostas aos desafios pessoais e profissionais, ouvindo, perguntando mantendo o foco no resultado a ser alcançado. Sua aplicação em adolescente nos conduz a refletir sobre essa fase diante da orientação profissional.

A adolescência é, basicamente, um fenômeno psicológico e social. Neste contexto, ser adolescente é ir construindo sua passagem da infância para vida adulta- período em que ocorrem mudanças orgânicas, neurológicas, psicológicas e cognitivas, mudanças estas que são intrapsíquicas e relacionais, é um tempo onde ocorre um trabalho psíquico. (Cansanção, E. 2012 p-1).

 

Nesta  fase o adolescente precisa  ressignificar sua história de vida para poder construir seu futuro e viver como um ser social, onde a família desempenha papel fundamental e estruturante no processo de desenvolvimento. A escolha profissional é permeada da história familiar, de normas, valores, crenças que serão referenciais da escolha, transmitidas pelos pais. Os filhos podem ou não seguir as mesmas escolhas. O importante é o jovem ter este espaço de reflexão, pensamento e consciência sobre suas escolhas profissionais.

A falta de interesse pelo trabalho ou dificuldade em assumir um lugar no mundo, também podem estar relacionados ao sistema familiar.

É uma travessia diferente à adolescência onde surgem conflitos que é próprio do ser humano entre eles medos, insegurança e às vezes os mesmos se sentem sem direção, sem saber que caminho seguir. Inicia-se nesta fase, cada vez mais cedo, a escolha da profissão, de um projeto de vida.

Para Neiva, K. (2007), a escolha profissional é uma tarefa que o indivíduo realiza dentro de sua realidade social, da família, da escola, dos amigos e da sociedade. Para muitos jovens é um momento único de ritos de passagem, de oportunidade para estar diante de um profissional especializado para uma escolha que gera muitos desafios e dúvidas frente à tomada de decisão e estas dúvidas pode levar os mesmos a uma escolha inadequada, consequentemente  um nível de evasão maior no ensino superior.

Esta questão abrange muitos jovens brasileiros que não tem acesso a um trabalho de orientação profissional.

O exposto acima, nos conduz a pensar como construir essa passagem, no mundo em mudanças com rítmo tão veloz. As escolas precisam acompanhar as transformações que acontecem para que possa ocorrer um equilíbrio, uma maior coerência nos novos tempos quanto ao processo de aprendizagem.

Assim cada vez mais os adolescentes  procuram na hora de decisão da escolha profissional o processo de coaching como um meio facilitador que é extremamente eficaz no desenvolvimento do autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho, das profissões (Prates, 2013).

O autoconhecimento é uma etapa da orientação profissional muito importante, o jovem ao descobrir, tomar consciência de quem é, do que gostam, suas preferências, sonhos e história de vida se prepara para fazer a melhor escolha da profissão e dá o primeiro passo na formação de uma carreira ao longo da vida. Para Prates, Y. (2013 p- 1) “o autoconhecimento vai muito mais além, é saber quem somos em essência, o que nos identifica o que queremos na vida”.

O conhecimento das profissões  na hora da escolha  deve ser realizado através de entrevistas, jogos, reportagens, internet, leituras, ida ao local de trabalho, quanto mais informação melhor será a decisão  para encontrar, descobrir o caminho.

O trabalho faz parte da vida, do viver de cada ser humano, transforma, dignifica, nos move e o sucesso profissional tem haver com nossas escolhas, com um projeto de vida coerente com nossos desejos, sonhos, competências e da realidade onde vivemos.

 

O Coaching de orientação profissional® apresenta uma estrutura e metodologia com abordagem Integral de Ken Wilber e a resiliência como facilitadora. Esta metodologia é muito eficaz e foi desenvolvida pela Master Coach Senior Yara Prates.

O jovem tem o direito de ter acesso a este processo para refletir, perguntar, pensar e tomar consciência de sua escolha profissional. Desde quem ele é hoje , quem quer chegar a ser, onde as escolhas que  ele vai realizando é a ponte para chegar a ser.

Portanto, é uma construção, um  momento de muito crescimento, diálogo, comunicação com todos,  que me leva a refletir, a pensar sobre o que coloca  Marina Müller:

“La libertad de, la libertad para, la libertad con”…, son la vigência de un sueño de alto valor para especie humana. No solo durante la adolescencia y la juventude, sino durante toda la vida. Aprender a elegir, ya desde muy pequeños, desde de la familia y a escuela. Y seguir construyendo dimensiones de libertad solidaria, cada dia de nuestras vidas.

 

REFERÊNCIAS

 

PRATES, Yara. Coaching de Carreira. Mas o que é isso? Psicopedagogia On Line: Portal de educação e Saúde http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?enterID=1440. 29/01/2012

________, Yara. Autoconhecimento. www.tempodeser.org.

________, Yara. Curso de Coaching de Orientação Profissional metodologia Resiliente Coaching® 2013/2014.

CANSANÇÃO, E. C. Ser Adolescente no mundo Atual. Informativo Psicopedagógico. Maceió: AL, 26 a ed. A. VIII: abril/maio -2012.

NEIVA, K. Competencias exigidas por el mercado de trabalho en la atualidade. Revista digital de Cultura, Ciência e pensamento. Letra Urbana.
http:// www.letraurbana.com/articulo_print/52 25/03/2013 11:43h

DUTRA, E.G. Coaching – O que Você precisa saber. Rio de Janeiro: Manuel X, 2010.